Friday, May 18, 2007

A Tourada e a arrogância do puritanismo

Os animais não possuem direitos. Ou melhor, possuem, mas apenas enquanto algo que lhes é atribuído pelo Homem. Em si mesmo, em absoluto, eles não existem. Não existe no reino animal algo como a moral ou a ética, estas são intrínsicamente humanas.

Ao contrário do que defendem associações como a animal, a questão essencial da tourada não é se esta está certa ou não (esta é, aliás, uma pergunta absurda) mas antes se a convicção/valores dos defensores dos direitos dos animais deve ou não sobrepôr-se ao direito de alguns portugueses organizarem e participarem numa tourada.

A atitude deste tipo de associações resume-se assim a um puritanismo ingénuo, mas sobretudo arrogante, que coloca os animais, ou melhor, a sua convicção, à frente do respeito pela tradição e modo de viver de outros.

1 comment:

Joao Farinha said...

Aqui discordo em absoluto...
Em dois pontos: quer o do direito dos animais, quer a questão mais "civilizacional" da existência de touradas...

No mundo animal não há moral e ética. Certo. No mundo animal, a relação entre as diferentes espécies encontra-se ao nivel da mera sobrevivência. Não conheço animais que inflinjam dor a outros por prazer... Os animais ferem os outros animais somente quando caçam ou disputam uma fêmea, o que me parece uma causa suficientemente nobre.

Agora, creio não ser legal pegar num gato e torturá-lo em público, com o intuito voluntário e consciente de lhe provocar dor. Sabendo o Homem do grau de desenvolvimento do sistema nervoso central de um gato, como de um touro, tem noção da dor que origina ao espetar uma farpa gigante de metal no dorso de um touro ou ao cortar o pescoço de um gato.

Mas ainda mais importante que isso, é a elevação da dor provocada consciente e metodicamente a um espectáculo público para gáudio de multidões.. É diferente de matar ratinhos em laboratório para fins de pesquisa médica... é glorificar a violência e o ódio cobarde e elevá-los a violência e a tradição...

Se na tradicionalíssima Inglaterra aboliram a caça à raposa, não sei porque não há-de a tourada portuguesa acabar...